Tensões Geopolíticas Permitiram o Aumento das Ameaças Cibernéticas Hacktivistas em 2022

RESTON, Va, March 23, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A FS–ISAC, organizao sem fins lucrativos orientada por membros que promove a segurana ciberntica e a resilincia do sistema financeiro global, anunciou hoje os resultados do seu relatrio anual do Global Intelligence Office, Navigating Cyber 2023.

O relatrio mais recente mostrou o efeito que a invaso da Ucrnia pela Rssia teve no cenrio global com as ameaas cibernticas, provocando uma enxurrada de "hacktivismo" impulsionado pela ideologia e que continua at hoje. Impulsionadas por ambos os lados do conflito, as ameaas aumentaram substancialmente no setor de servios financeiros, particularmente em instituies em pases que a Rssia considera hostis. Essas ameaas podem vir de grupos hacktivistas ou diretamente dos prprios estados–nao.

"Infelizmente, o crescente envolvimento de atores no estatais nos ataques ideolgicos e a manipulao de informaes por atores maliciosos continuaro a semear a incerteza em todo o cenrio com ameaas de segurana reais e observadas", disse Steven Silberstein, CEO da FS–ISAC. "A melhor ferramenta disponvel para as instituies financeiras combaterem isso o compartilhamento de inteligncia para a colaborao em toda a indstria global e garantia de uma melhor preparao ciberntica. As ameaas cibernticas geralmente evoluem mais rapidamente do que as ferramentas que usamos para combat–las, mas nossa fora est na nossa comunidade."

O relatrio tambm destaca que algumas das ameaas cibernticas mais tradicionais, como ataques DDoS e ransomware, esto se tornando mais sofisticadas e o conjunto de ferramentas disposio de um ator mal–intencionado continua a se desenvolver.

Olhando para o futuro em 2023, alguns dos principais impulsionadores da mudana no cenrio de ameaas incluem:

  • Um mercado crescente de malware como servio: Com os agentes de ameaas se especializando cada vez mais em aspectos especficos da cadeia de eliminao e oferecendo seus servios de habilidades e cdigo para venda, os ataques cibernticos se tornam mais fceis de orquestrar, menos atribuveis e de menor risco. As ameaas da cadeia de suprimentos proliferam medida que os principais provedores de software, autenticao, tecnologia e servios em nuvem ficam cada vez mais direcionados.
  • A acessibilidade da IA ajudando invasores e defensores: O surgimento de uma nova tecnologia de IA reduz a barreira para hackers, permitindo que agentes de ameaas usem ferramentas como o ChatGPT para criar iscas de phishing cada vez mais convincentes. No entanto, essas mesmas ferramentas tambm sero aproveitadas para fortalecer as defesas.
  • A criptomoeda oferece um alvo principal para criminosos cibernticos: A criptomoeda e os ativos digitais esto se tornando mais integrados infraestrutura financeira global, gerando um ambiente regulatrio complexo para as empresas multinacionais. Alm disso, os grupos de ameaas continuaro a financiar suas operaes usando criptomoedas, destacando a necessidade de melhor superviso e proteo da classe de ativos.

“Os cibercriminosos so infinitamente inventivos e auxiliados por avanos tecnolgicos”, disse Teresa Walsh, chefe global de inteligncia da FS–ISAC. "O surgimento de novas tecnologias e tticas de entrega de malware exigir que as instituies acompanhem de perto a evoluo das ameaas cibernticas e se concentrem na resilincia para que possam dar continuidade a suas operaes diante de qualquer circunstncia."

O cenrio de ameaas est mudando rapidamente e as organizaes enfrentam os principais desafios do aumento da regulamentao em todo o mundo, mudanas ssmicas no mercado de seguro ciberntico, e escassez de talentos em segurana ciberntica. Enfrentando mudanas macias no seu ambiente operacional, o setor de servios financeiros deve enfrentar a presso de reduzir os custos sem comprometer a capacidade de evoluir continuamente as defesas e aumentar a resilincia operacional.

Metodologia

O relatrio Navigating Cyber 2023 proveniente de milhares de firmas financeiras membros da FS–ISAC em 75 pases e ampliado por anlise do Global Intelligence Office. Vrios fluxos de inteligncia foram usados na curadoria do round–up, que examinou os dados de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. A verso de acesso pblico do relatrio pode ser encontrada aqui. O relatrio completo est disponvel apenas para instituies financeiras membros.

Sobre a FS–ISAC

A FS–ISAC uma organizao sem fins lucrativos que promove a segurana ciberntica e a resilincia do sistema financeiro em todo o mundo, protegendo as instituies financeiras e as pessoas a quem elas servem. Fundada em 1999, a rede de compartilhamento de informaes em tempo real da organizao amplifica a inteligncia, o conhecimento e as prticas dos seus membros, para a segurana e as defesas coletivas do setor financeiro. As empresas financeiras membros tm o valor de US$ 100 trilhes em ativos em 75 pases.

Contatos para Mdia:
media@fsisac.com


GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8794265)