A universidade de inteligência artificial de Abu Dhabi cria departamentos dedicados à robótica e às ciências informáticas para responder à crescente procura mundial

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, Aug. 04, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI) estabeleceu dois novos departamentos e quatro programas de ps–graduao associados dedicados robtica e cincia da computao, satisfazendo a crescente procura global por estas disciplinas, sendo esperado que atinjam, respetivamente, os 225 mil milhes de dlaresi e os 140 mil milhes de dlares at 2030ii.

Os novos departamentos complementam os atuais departamentos de viso computacional (CV), aprendizagem automtica (ML) e processamento de linguagem natural (NLP) da universidade, que esto classificados entre os 20 melhores a nvel mundial pela CSRankings.

Em paralelo com a formao dos novos departamentos, a universidade lanou programas de mestrado e doutoramento em robtica e cincias informticas. Estes programas ajudaro a desenvolver o ecossistema de IA mais alargado dos EAU e a reforar a sua posio de centro internacional de investigao e inovao em IA.

O Presidente da MBZUAI e Professor Universitrio, Eric Xing, afirmou: “A adio destes dois novos departamentos representa o esforo duradouro da MBZUAI no desenvolvimento de uma base slida para a excelncia da investigao e a inovao no domnio da inteligncia artificial. A universidade continuar a atrair para Abu Dhabi professores e investigadores de renome mundial nestes domnios e a preparar os estudantes para se tornarem pioneiros com competncias muito procuradas no desenvolvimento de ferramentas e aplicaes avanadas de IA em todas as indstrias. Dado o renascimento digital da IA em que nos encontramos, a procura de competncias nestas disciplinas est a aumentar”.

O Departamento de Robtica centrar–se– na investigao rigorosa, original e de grande impacto, dando nfase aprendizagem e aos algoritmos dos robs e no ao desenvolvimento de novo hardware para robs. O Departamento de Informtica proporcionar uma profundidade tcnica sem paralelo nas tecnologias fundamentais que deram origem ao crescimento fenomenal e ao impacto das TI nas ltimas quatro dcadas.

O Reitor em exerccio da MBZUAI, Professor Timothy Baldwin, afirmou: “A MBZUAI est na vanguarda da educao e investigao em IA, tornando os nossos programas distintos e competitivos a nvel mundial. O Departamento de Robtica centrar–se– numa investigao em robtica autnoma e centrada no ser humano, bem como no desenvolvimento da prxima gerao de profissionais de robtica com competncias profundas em IA e robtica, apoiando carreiras na vanguarda do mundo acadmico, da indstria e da administrao pblica”.

A robtica uma tecnologia transformadora, que revoluciona setores como a indstria transformadora, os cuidados de sade, a agricultura e os transportes. A investigao indica uma forte procura de conhecimentos especializados em robtica nos prximos anos, prevendo–se que o mercado da tecnologia robtica ultrapasse os 225,6 mil milhes de dlares em valor at 2030iii. Esta procura ser fortemente dificultada por uma previsvel escassez de talentos a nvel mundial, com um potencial de 85 milhes de postos de trabalho por preencher at 2030 devido falta de pessoas qualificadas para os ocupariv. Do mesmo modo, o mercado de trabalho global das cincias informticas tambm est em expanso, com projees de uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 14,5% entre 2021 e 2027 e uma estimativa de 3,5 milhes de empregos at 2026v.

As candidaturas para o ano de admisso de 2024 sero abertas a 1 de setembro de 2023. Para mais informaes, visite mbzuai.ac.ae ou contacte admissions@mbzuai.ac.ae


i Pesquisa de precedncia
ii Pesquisa de precedncia
iii Pesquisa de precedncia
iv Korn Ferry
v CS job market projections (The Most Surprising Computer Science Job Statistics And Trends in 2023 " GITNUX)

Uma fotografia que acompanha este anncio est disponvel em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/eb82e469–758c–46ca–b84c–ddeb1502171d


GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1000833222)